domingo, 25 de janeiro de 2009

Aumente a adiência do seu site

Segundo Paulo Kendzerski, especialista em planejamento e Web Marketing, da WBI Brasil, existem três formas de um site obter audiência, no entanto, a mais importante é aquela vinda dos sites de busca. "Considero fundamental para uma estratégia de sucesso a audiência vinda através dos mecanismos de busca", ressalta.

Os mecanismos de busca são uma das vias mais eficazes para gerar acesso. Esse tipo de audiência é chamada de orgânica, ou seja, quando alguém pesquisa alguma alguma palavra ou expressão e clica na resposta obtida gerando um acesso espontâneo para seu site.

Para otimizar o negócio online é preciso mais do que marketing. Para o especialista, é preciso que o site tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca. "Um site otimizado receberá, no mínimo, 50% da sua audiência vinda das pesquisas espontâneas. Isso significa que metade de tudo que acontecer no seu site será graças aos acessos de pesquisas feitas nos buscadores", afirma.

É claro que outros fatores precisam ser analisados para dimensionar se essa audiência é qualificada. O número de páginas visitadas pelas pessoas que vêm dos mecanismos de busca é sempre superior aos outros tipos de audiência e a taxa de rejeição também é sempre inferior a média das outras formas de acesso.

De acordo com Kendzerski, um projeto de otimização envolve cinco análises a serem feitas, confira abaixo as sugestões.

1ª) Análise técnica
São instruções a serem implementadas no código-fonte do site. Diversos modelos de ferramentas de construção de sites impedem uma correta indexação por parte dos mecanismos de busca. Desta forma não basta somente gerar códigos. É necessário uma adequação da programação do site para poder obter um resultado satisfatório nos resultados das buscas.

2ª) Análise de conteúdo
É fundamental que os códigos desenvolvidos estejam de acordo com o conteúdo do site. Um erro comum praticado por pessoas sem experiência é colocar os códigos sem analisar o conteúdo. Seria o mesmo que eu dizer que meu site vende melancia, mas a página em questão tem informações sobre laranja.

Outro erro comum é desenvolver códigos com palavras e/ou expressões genéricas ou sem nenhuma relação com o conteúdo do site.Neste caso o site terá uma relevância zeroou quase nula. Entende-se por relevância, a importância que um site tem para ser selecionado nas respostas das pesquisas feitas nos mecanismos de busca.

3ª) Análise de Popularidade
Entendendo o funcionamento da WEB como uma grande teia é óbvio que ser citado em outros sites faz parte do planejamento deste tipo de projeto. E não adianta ser "citado" em qualquer site ou blog. É importante que a referência seja feita de sites do mesmo segmento ou de sites renomados, como os grandes veículos de imprensa online. Neste processo um trabalho de assessoria de imprensa digital é fundamental para o sucesso desta estratégia.

4ª) Análise da Concorrência
Esta é uma das etapas mais importantes deste tipo de projeto, pois irá nos mostrar quem está ocupando o espaço que pretendemos posicionar nosso site.

Esta análise consiste em identificar quais palavras e/ou expressões serão trabalhadas neste projeto. É comum uma empresa selecionar palavras que não são as normalmente utilizadas por quem pesquisa. Assim a empresa perde uma audiência qualificada ao priorizar expressões que não geram nenhum resultado prático. E as expressões importantes por não serem levadas em consideração, acabam levando quem pesquisa para o site do concorrente.

5ª) Análise dos resultados
É importante na definição da empresa a ser contratada para otimizar seu site que ela apresente qual solução é utilizada para medir os resultados deste projeto. Existem aplicações desenvolvidas por empresas especializadas em otimização que o próprio cliente tem acesso online a informações sobre a evolução dos serviços contratados.

Um comentário:

  1. Ja estou por algum tempo pesquisando este site. Na verdade fui no google que me jogou aqui. Isto prova realmente a forca de um bom trabalho. O que condiz com este artigo que eh de grande valia. Nao tenho um bom portugues mas quando entro num site que tem erros no portugues ou que deixam palavras sem letras, me passa a impressao de site mal cuidado. Fiquem atentos pois percebi muitos destes erros neste site que eh muito interessante. A intencao eh de ajudar.

    ResponderExcluir